HISTÓRIA

2007_1107Image0004

CRONOLOGIA DA HISTÓRIA DA IGREJA

Ao redor de 1750-não se sabe ao certo as datas de início e término da construção da igreja. Sabe-se que foi construída em terras doadas por Dona Clara Manso de Avelar, filha do sargento-mor Manoel Manso de Avelar. Esta senhora era muito devota de Santo Antônio, razão pela qual o santo ganhou o trono principal da igreja e à Nossa Senhora das Necessidades foi reservado o nicho aos pés do santo de Lisboa. Daí a tradição da comunidade celebrar dois padroeiros.

Ano de 1755-a igreja foi elevada à categoria de “matriz paroquial”, decisão que confirma que a igreja já estava construída.

Ano de 1756-o documento de doação das terras, emitido neste ano, faz referência à localização da igreja em seu extremo norte.

o primeiro vigário da Freguesia Nossa Senhora das Necessidades da Praia Comprida foi o Padre Domingos Pereira Teles, natural da Ilha do Pico, nos açores.

A devoção a Nossa Senhora das Necessidades, possivelmente do início do século XVII, deve ter surgido durante a “peste grande” que assolou Lisboa. Este título atribuído à Virgem é encontrado em alguns lugares em Portugal, porém no Brasil somente aqui em Florianópolis.

Vários objetos sacros foram furtados ao longo dos anos. Alguns foram substituídos e outros recuperados.

Esta Igreja atualmente está tombada pelo Município de Florianópolis e pelo Estado de Santa Catarina, a título de preservação do seu patrimônio, tendo em vista ser “uma das mais belas expressões do barroco no sul do Brasil”.

Anúncios